02 Palestra Gersa Timbo 30 10 2017A Diretoria de Vigilância Sanitária DIVS/SC, através de sua Gerência de Saúde Ambiental (GESAM) realizou palestra sobre o programa estadual de Vigidesastres, ministrada pelo servidor público Antônio Anselmo Granzotto, na ADR de Timbó. Estiveram presentes profissionais das Vigilâncias Sanitárias, Epidemiológicas e Atenção Básica dos municípios pertencentes às ADRs de Timbó e Itajaí.

O evento teve como objetivo detalhar as ações do Programa Vigidesastres (Programa de Vigilância em Saúde Ambiental dos Riscos Decorrentes dos Desastres Naturais) que vem sendo implantado pela DIVS/SC através da GESAM.

O objetivo do Programa é desenvolver um conjunto de ações a serem adotadas continuamente pelas autoridades de Saúde Pública para reduzir a exposição da população e dos profissionais de saúde aos riscos de desastres, consequentemente reduzindo também as doenças e os agravos decorrentes dos mesmos.
O Plano Estadual de Vigidesastres servirá de apoio às Prefeituras e aos Conselhos de Saúde para a construção dos planos municipais, como determina a Lei Federal 12.608/2012. Clique aqui para saber mais sobre o Plano Vigidesastres.

O impacto dos desastres pode ser imediato e perdurar por vários anos, faz-se necessário adotar estratégias para reduzir a probabilidade de que ocorram danos e perdas, sendo que a gestão de risco implica a participação, coordenação, gestão da informação e intervenção de muitas especialidades e setores, resultando em responsabilidade compartilhada entre governo, sociedade civil e instituições públicas e privadas.

Dentre as ações estratégicas relevantes para operacionalizar as ações do Vigidesastres, estão as abordagens multissetoriais, que possuam enfoque técnico, visão social e política abrangente, capaz de visualizar o cenário de forma plural e, assim, constituir várias possibilidades de intervenção.

Florianópolis, 01 de novembro de 2017

• botton sgq