dia da vigilanciaA Lei Federal nº 13.098/2015 instituiu o dia 5 de agosto, dia em que se comemora o nascimento do grande sanitarista Oswaldo Cruz, como o Dia Nacional da Vigilância Sanitária.
As ações de vigilância sanitária são reconhecidas como as ações mais antigas do campo da saúde pública que iam dos cuidados com a salubridade das cidades e águas, do comércio de mercadorias até as remotas práticas de barbeiros, boticários e cirurgiões. Frente a estas situações, coube ao poder público o estabelecimento de regras que disciplinaram as práticas de comércio de produtos e alimentos, e o exercicio profissional na área da saúde. (Rosenfeld, Costa,1999)
No Brasil, desde o século XVIII, já se praticavam algumas ações de vigilância sanitária, que foram de fato estruturadas, a partir de 1808, com a chegada da família Real Portuguesa no Rio de Janeiro. O objetivo era conter as epidemias e inserir o Brasil nas rotas do comércio internacional, promovendo a aceitação dos produtos brasileiros.
Em Santa Catarina, no ano de 1979, foi criada a Diretoria de Vigilância Sanitária na estrutura do Departamento Autônomo de Saúde Pública (DSP), com vocação fortemente voltada à fiscalização de alimentos, serviços de saúde, e de interesse da saúde. Ao longo dos anos a Diretoria de Vigilância Sanitária incorporou as Vigilâncias em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, e também ampliou suas ações para além da fiscalização e licenciamento, fortalecendo o monitoramento de produtos e eventos adversos relacionados à serviços de saúde, a promoção da saúde, e a integração com a Atenção Básica. Novas e mais complexas competências, vão surgindo para a Vigilância Sanitária no rastro das novas tecnologias que passam a fazer parte do dia a dia da sociedade e que podem, também, trazer riscos à saúde individual e coletiva.
A constante e necessária atualização dos conhecimentos, e a criação de ferramentas de trabalho que nos habilitem aos novos tempos para o cumprimento de nossa missão institucional - Promover e proteger a saúde da população por meio de ações integradas e articuladas de coordenação, normatização, capacitação, educação, informação, apoio técnico, fiscalização, supervisão e avaliação em Vigilância Sanitária- é motivo de reflexão neste data comemorativa.

SISTEMAS: