curso divs01Na última sexta-feira 26/10/2018 aconteceu na ETSUS de Blumenau a formatura da Turma do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Ações Básicas em Vigilância Sanitária, o qual foi realizado em parceria entre a Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVS) de Santa Catarina e a ETSUS/Blumenau. O curso foi desenvolvido em quatro módulos no período entre julho e outubro, perfazendo um total de 200h/aula e contemplando 34 funcionários da Vigilância Sanitária - servidores municipais e estaduais de todas as regiões do estado de Santa Catarina. O curso teve como objetivo qualificar e atualizar os funcionários com ênfase em formação geral e específica em Vigilância Sanitária, pois considera-se esta formação pressuposto básico para que os fiscais de VISA possam atuar em Santa Catarina.
A parceria entre a DIVS/SC e a ETSUS possibilita a implementação de um novo enfoque para o Curso de Ações Básicas, resgatando o compromisso da gestão do SUS nos níveis estadual e municipal, além de revisar e estabelecer as adequações das diretrizes que dizem respeito aos aspectos de formação dos agentes Fiscais de Vigilância Sanitária.
A atuação da Vigilância Sanitária, entendida como perspectiva de articulação para a promoção da saúde, proteção da vida e construção da cidadania, necessita de profissionais com competências bem definidas. Sendo que a qualificação dessa força de trabalho é um desafio permanente, uma vez que os processos de trabalho de Vigilância Sanitária ampliaram-se nos dias atuais com o alargamento do campo de interesses, como a ecologia, a qualidade de vida, a tutela de consumidores, a defesa dos direitos humanos, ultrapassando os interesses individuais e alcançando toda a coletividade.
A Diretoria de Vigilância de Santa Catarina parabeniza aos formandos pela dedicação e reitera que este curso traz mais responsabilidade e atuação aos agentes sanitários estaduais.

Florianópolis, 31 de outubro de 2018

SISTEMAS: