mosquito sucking blood 1284 11881A Diretoria de Vigilância Sanitária informa a publicação da Nota Técnica Conjunta DIVS e DIVE 08/18 que orienta sobre as ações adotadas pelas equipes de Vigilância Sanitária e Epidemiológica das Gerências Regionais de Saúde e dos municípios visando ao cumprimento da Lei Estadual 15.243/2010 alterada pelas Leis 16.871/2016 e 17.068/2017.
Estas ações de Vigilância Sanitária dizem respeito ao monitoramento e inspeções freqüentes nos pontos estratégicos com foco do mosquito aedes eagypti, realizadas pelos agentes de vigilância sanitária no Combate ao Aedes Eagypti do estado de Santa Catarina.
A Nota Técnica Conjunta DIVS e DIVE 08/18 institui o novo sistema digital Pharos para notificação de irregularidades, que passa a ser utilizado pelos agentes de endemias do Programa de Controle da Dengue (PCD) e nas continuidades das ações pelos agentes de Vigilância Sanitária.
O sistema Pharos para notificação de irregularidades tem como principal objetivo reunir as informações num único banco de dados, permitindo otimizar as ações de Vigilância Sanitária no combate ao mosquito aedes eagypti. Através deste sistema passa a ser possível a identificação e mapeamento dos locais com focos do mosquito aedes eagypti, proporcionando uma maior efetividade da Vigilância Sanitária na redução de criadouros do mosquito em SC.
Para realizar as notificações de irregularidades deve-se acessar o ícone Aedes aegypit localizado no rodapé da site www.vigilanciasanitaria.sc.gov.br.
Para acessar a Nota Técnica DIVS e DIVE 08/18 clique aqui.

Florianópolis, 14 de março de 2019.