DIVS AGROTOXICO 02A Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado de Santa Catarina lança o Informativo do Programa de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA). Este Informativo é uma iniciativa da DIVS/SES/SC através de sua Gerência em Saúde Ambiental para informar a população, técnicos e profissionais da área da saúde sobre as ações realizadas pelo Grupo de Trabalho que integra o VSPEA.
O VSPEA articula ações no sentido de prevenção, proteção, promoção, vigilância e controle das doenças e agravos relacionados ao uso de agrotóxicos, por meio de monitoramento da água tratada consumida pela população, monitoramento das notificações de suspeitas de intoxicações por agrotóxico notificadas nas unidades de saúde, divulgação de material educativo, entre outras ações.
A publicação do Informativo VSPEA 01/2019, tem como objetivo contribuir com as ações de prevenção da exposição aos agrotóxicos e promoção da saúde no Estado de Santa Catarina, levando informação e reflexão ao público em geral e comunidade científica.

Nesta primeira edição são apresentados alguns aspectos relacionados ao uso dos agrotóxicos no Estado de Santa Catarina com destaque para:
1. Notificações de intoxicação exógena por agrotóxicos.
2. Dados de comercialização de agrotóxico por área plantada.
3. Monitoramento de resíduos de agrotóxicos em água tratada.
4. Outros destaques / Eventos realizados.

As Notificações de intoxicação exógena por agrotóxicos são indispensáveis para o levantamento de um diagnóstico da situação da saúde da população catarinense, identificando os municípios com maior incidência de casos de intoxicação exógena. Este levantamento permite delinear as melhores ações no que diz respeito à prevenção e melhor informar a população em relação aos riscos em relação aos agrotóxicos.

Outro aspecto a ser abordado no Informativo do VSPEA são os dados de comercialização de agrotóxico por área plantada, que permitem realizar análises e verificação de nexo causal entre a incidência das intoxicações por agrotóxico com a quantidade comercializada dos agrotóxicos.

O monitoramento de resíduos de agrotóxicos em água tratada no estado de Santa Catarina, é outro ponto fundamental divulgado no Informativo do VSPEA, que ocorre através do VIGIAGUA, Programa de Vigilância da Qualidade da Água realizada pela Gerência em Saúde Ambiental da DIVS/SES/SC.

O VIGIAGUA articula e executa o monitoramento dos parâmetros básicos de potabilidade da água mensalmente em todos os municípios de Santa Catarina, além de realizar análises periódicas para a verificação do atendimento à legislação quanto à presença de substâncias inorgânicas e agrotóxicos em água tratada para consumo humano. O cronograma de coleta e análise da água é disponibilizado mensalmente no site da DIVS/SES/SC.

Para acessar o Informativo VSPEA 01/2019, clique aqui.

Florianópolis, 09 de abril de 2019