Dia vigilancia 2019No 05 de agosto, Dia Nacional da Vigilância Sanitária, a Diretoria de Vigilância Sanitária de SC (DIVS/SES/SC) recebeu a visita do Secretário de Saúde, Helton Zeferino e da Superintendente em Vigilância em Saúde, Raquel Bittencourt. Na oportunidade, o Secretário de Saúde conheceu a estrutura e os processos de trabalho realizados pela Diretoria.

Este dia comemorativo tem como objetivo promover a conscientização sobre o importante papel da Vigilância Sanitária na saúde da população brasileira. Esta data comemorativa foi escolhida em homenagem ao dia de nascimento de Oswaldo Cruz (1872-1917), um importante cientista, sanitarista e epidemiologista brasileiro que exerceu papel fundamental na construção das diretrizes para a saúde pública no Brasil. Esta data foi criada através da Lei 13.098, de 27/01/2015, e estabelece que o dia Nacional de Vigilância Sanitária foi instituído com o objetivo de promover a conscientização da população, proporcionando esclarecimento e divulgação aos estudantes, aos profissionais de saúde e às pessoas em geral quanto aos temas relacionados com a vigilância sanitária.


Você sabe como a Vigilância Sanitária atua?

A Vigilância Sanitária possui uma estrutura complexa, pois sua atuação envolve um enfoque multidisciplinar, executando ações que são realizadas em diversas áreas, como alimentos, medicamentos, água para consumo humano, desastres naturais, postos de saúde e de interesse à saúde, ações voltadas à saúde do trabalhador, entre outras áreas.
Muitas vezes, a Vigilância Sanitária firma parcerias com outras instituições a fim de obter maior resultado quando diz respeito a assuntos que envolvem outras instituições, como no caso da Vigilância Epidemiológica, CASAN, Defesa Civil, Ministério Público, entre outras instituições.
Resumidamente podemos dizer que a Vigilância Sanitária atua na promoção e proteção da saúde da população por meio de ações e fiscalizações realizadas em Santa Catarina pela Diretoria de Vigilância Sanitária Estadual (DIVS/SES/SC) e pelas Vigilâncias Sanitárias de cada município, atuando na saúde de toda população catarinense.


Principais ações da Diretoria de Vigilância Sanitária de SC (DIVS)

Em Santa Catarina a Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVS) está vinculada à Secretaria de Saúde, e coordena as ações de Vigilância Sanitária em todo estado, realizando estratégias e ações de educação e fiscalização, com objetivo de diminuir e prevenir riscos à saúde da população e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
Atualmente os principais Programas e Ações que a DIVS desenvolve e participa são:

- Monitoramento da qualidade da água para consumo humano em SC
- Controle Ambiental do Aedes Aegypti
- Programa de Monitoramento da Qualidade Sanitária de Alimentos (PEMQSA)
- Programa de Monitoramento de Aditivos e Contaminantes (PROMAC)
- Monitoramento da Qualidade dos Alimentos (Programa CQUALI Leite)
- Programa de Monitoramento de Vegetais Minimamente Processados (VEMP)
- Programa Nacional de Prevenção e Controle dos Distúrbios por Deficiência de Iodo (Pró-Iodo)
- Programa de Verão
- Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA)
- Programa alimento sem risco do Ministério Público
- VIGIDESASTRES
- SISAGUA
- Vigilância em Saúde de Populações Expostas à Agrotóxicos (VSPEA)
- Projeto "Trabalhadores da Agroindústria", em parceria com o Ministério Público do Trabalho;
- Projeto "Controle Ocupacional dos Trabalhadores dos Serviços de Radiologia e Diagnóstico por imagem em SC" em parceria com o Instituto Federal da Bahia - IFBA;
- Projeto Vigilância da Exposição ao Benzeno em Postos de Revenda de Combustívies a Varejo de Santa Catarina;
- Projeto de Vigilância da Saúde das Populações Expostas a Agrotóxicos em Santa Catarina

O impacto de todos os Programas e Ações da DIVS tem como consequência a melhoria na qualidade e segurança dos riscos dos produtos e serviços ofertados à população catarinense.


Vigilância Sanitária de Santa Catarina é destaque para Vigilâncias Sanitárias de outros estados brasileiros

A Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVS) tem servido de inspiração para as Vigilâncias Sanitárias de outros estados brasileiros, sendo pioneira em pelo menos quatro sistemas de informação utilizados e desenvolvidos para melhorar a qualidade das inspeções sanitárias em diversos setores no estado de SC.
A Gerência em Saúde do Trabalhador (GESAT) da DIVS gerencia dois sistemas de informação, com o objetivo de analisar e monitorar as inspeções na área de saúde do trabalhador. O SIERI (Sistema de Informação Estadual de Radiações Ionizantes) faz o monitoramento dos serviços de radioterapia, medicina nuclear, radiologia intervencionista e medicina hiperbárica com o intuito também de dar proteção ao trabalhador destas áreas em relação a exposição à radiação. Já o SISTRA (Sistema de Informação em Saúde do Trabalhador) é utilizado pelos CERESTs (Centros de Referência em Saúde do Trabalhador) em todo estado de SC, utilizado para gerenciar e monitorar o risco em saúde do trabalhador referentes a postos de revenda de combustível a varejo, em abatedouros e frigoríficos (frangos, carne bovina, peixe e suíno).
Outros Sistemas de Informação da DIVS são o SIERBP e o SIERBPpharma, gerenciados pela Gerência de Inspeção e Monitoramento de Serviços (GEIMS) e pela Gerência de Inspeção e Monitoramento de Produtos (GEIMP).
O SIERBP (Sistema de Informação Estadual de Riscos e Benefícios Potenciais) tem como objetivo obter registros informatizados sobre os serviços de saúde, bem como gerenciar as auto-inspeções e padronizar as inspeções, além de tornar possível a visualização dos níveis de aceitabilidade destes serviços perante os regulamentos sanitários.
Já o SIERBPpharma (Sistema de Informação Estadual de Risco e Benefício Potencial) é uma ferramenta para verificar e quantificar as Drogarias no Estado de Santa Catarina em relação ao risco associado, bem como para agilizar o processo de trabalho das autoridades de saúde das Vigilâncias Sanitárias de todo o Estado.
Além destes quatro Sistemas, a DIVS faz o Controle Ambiental no monitoramento do mosquito Aedes Aegypti em todo estado de SC através do Sistema PHAROS, utilizado também para a notificação de irregularidades, embasando as medidas corretivas, preventivas e o planejamento de ações específicas para o controle ambiental do Aedes Aegypti em SC.
A Vigilância Sanitária é fundamental no monitoramento e fiscalização por garantir maior controle dos riscos em relação aos produtos e serviços ofertados à população catarinense.
Para mais informações sobre a Vigilância Sanitária de Santa Catarina, acesse nosso site: http://www.vigilanciasanitaria.sc.gov.br/

Florianópolis, 06 de agosto de 2019



SERVIÇOS:

  • botton pactuacao2017
  • botton noticias
  • botton seguranca
  • botton radicoes
  • aedes aegypti
  • botton vigiagua
  • botton pgrss
  • botton carta
  • botton processoadm
  • botton talidomida
  • botton fiscais2
  • botton ProcessoADMSanitario
  • botton VIGIDESASTRES



 

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: