A Gerência de Hemo e Biovigilância e Vigilância Pós-Uso de Alimentos, Cosméticos e Produtos Saneantes - GHBIO/GGMON/Anvisa, realiza o monitoramento da estratégia de fortificação de farinhas no país. O monitoramento é realizado em ação coordenada pela Anvisa e executada pelas vigilâncias sanitárias (Visa) estaduais, municipais e do Distrito Federal, pelos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen) e pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

O Relatório do Monitoramento da Fortificação de Farinhas de Trigo e Milho com Ferro e Ácido Fólico foi elaborado com base nos resultados das análises das amostras de farinhas de trigo e milho coletadas no comércio pelas vigilâncias sanitárias, armazenados na base de dados do Sistema de Gerenciamento de Amostras Laboratoriais (Harpya) no ano de 2019.

O presente relatório apresenta, inicialmente, a contextualização da estratégia de saúde pública para a prevenção da anemia nutricional e das doenças do tubo neural. Em seguida, é indicada a metodologia do monitoramento e da análise dos dados gerados por ele, bem como os principais resultados das análises de farinhas realizadas no âmbito do monitoramento. Por fim, são apresentadas as considerações finais e recomendações geradas com base nos resultados encontrados.

Baixe o Relatório aqui!

Grupo Técnico da Rede de Alerta e Comunicação de Riscos de Alimentos – REALI