A Gerência de Hemo e Biovigilância e Vigilância Pós-Uso de Alimentos, Cosméticos e Produtos Saneantes - GHBIO/GGMON/Anvisa realiza o monitoramento da estratégia de iodação dos sais destinados ao consumo humano no país, atendendo à sua competência no âmbito do Programa Nacional para a Prevenção e Controle dos Distúrbios por Deficiência de Iodo - Pró Iodo.

Diante do exposto, elaborou o Relatório do Monitoramento do Teor de Iodo no Sal Destinado a Consumo Humano. O presente documento apresenta os resultados de 2019 do monitoramento da iodação do sal para consumo humano. Este monitoramento foi realizado em ação coordenada pela Anvisa e executada pelas vigilâncias sanitárias (Visa) estaduais, municipais e do Distrito Federal, pelos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen) e por outros laboratórios públicos.

Este relatório foi elaborado com base nos resultados das análises de amostras de sal coletadas no comércio e nas indústrias beneficiadoras, armazenados na base de dados do Sistema de Gerenciamento de Amostras Laboratoriais (Harpya) no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2019.

Primeiramente, o documento contém uma contextualização dessa estratégia de saúde pública para a prevenção dos problemas decorrentes da deficiência de iodo. Então, é apresentada a metodologia do monitoramento e da análise dos dados gerados por ele. O relatório inclui ainda os principais resultados das análises realizadas no âmbito do monitoramento da iodação do sal para consumo humano. Finalmente, são apresentadas as considerações finais e recomendações geradas com base nos resultados encontrados.

Baixe o Relatório aqui!

Grupo Técnico da Rede de Alerta e Comunicação de Riscos de Alimentos – REALI