fundo ABRIL VERDEO Abril Verde é um Movimento desenvolvido em alusão ao Dia Mundial da Saúde e ao dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. No Brasil, a Lei 11.121, instituiu o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Em Santa Catarina, a Lei 17.389 de 2017, instituiu o mês de Abril dedicado à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, visando ações de Prevenção de Acidentes e Doenças do Trabalho no Estado de Santa Catarina.
A Campanha do Abril Verde tem como objetivo a realização de ações preventivas de acidentes e doenças do trabalho.

No lançamento da Campanha Abril Verde, no dia 03-04, realizada no Auditório do MPT-SC, a Diretora de Vigilância Sanitária de SC (DIVS/SC), Raquel Bittencourt, apresentou as ações da Vigilância Sanitária Estadual, relacionadas à saúde e segurança dos trabalhadores. Ações estas, realizadas pelos CERESTs, os quais atuam nas macrorregiões do estado através da fiscalização, educação permanente e diversas ações desenvolvidas em parceria com órgãos públicos, principalmente com o MPT-SC.

Participaram também da abertura da Campanha outras Instituições pertencentes ao Fórum Saúde e Segurança do Trabalhador de Santa Catarina (FSST-SC). Os parceiros envolvidos ao Fórum são: o Ministério Público do Trabalho, o Ministério do Trabalho e Emprego, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado de SC, os CERESTs, Sindicatos, FIESC, SESI, SENAI, Instituições de Ensino e Pesquisa, entre outros.
Neste mês de abril serão realizados eventos e ações que fazem parte desta Campanha. Uma dessas ações será a circulação de 30 ônibus na Grande Florianópolis, cuja mensagem é voltada para a reflexão sobre os acidentes causados pelo trabalho: “Mais prevenção no trabalho, mais vida! Por um Brasil sem acidentes e doenças de trabalho.”

ABRIL VERDE 02Tendo em vista que Santa Catarina é o 2º estado que mais gasta com acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, de acordo com os dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, a DIVS/SC está aumentando seus esforços em ações voltadas à prevenção e à fiscalização.

Informações extraídas do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) referentes ao período entre 2006 a 2015 apontam o registro de 2.674 acidentes de trabalho fatais em SC. No mesmo período, o INSS registrou 1.486 acidentes de trabalho fatais, lembrando que são trabalhadores com vínculo empregatício, ou seja, trabalhadores formais.
Os dados apurados indicam que os acidentes de transportes pesado foram os recordistas de óbitos, com 52% do total. As mortes por quedas ficaram em segundo lugar com 20% dos registros e em terceiro lugar com 11% aparecem as vítimas por esmagamentos, impactos e explosões.

Para acessar mais detalhes sobre o Abril Verde, clique aqui ou acesse o site do MPT-SC: http://www.prt12.mpt.mp.br/
Clique aqui para ver o álbum de fotos da coletiva.

Florianópolis, 05 de abril de 2018.