A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina com apoio da Diretoria de Vigilância Sanitária-DIVS/SC, da Superintendência em Saúde, da Superintendência de Planejamento e Gestão Hospitalar e o Núcleo Estadual de Segurança do Paciente, realizou nos dias 08 e 09 de abril em Florianópolis, o “Seminário de Segurança do Paciente e as Redes de Atenção à Saúde”.  Essa ação foi financiada pelo Projeto QualiSus Rede da região metropolitana de Florianópolis.
A programação do encontro abordou temas relacionados a RDC 36/2013  e ao Programa Nacional de Segurança do Paciente, instituído pela Portaria nº 529/2013 com o objetivo de promover a efetiva implantação de práticas seguras em serviços de saúde,  conforme estabelecido na legislação.

A Portaria nº. 1.377, de 09 de julho de 2013, aprova os Protocolos Básicos de Segurança do Paciente (Protocolos de Cirurgias Seguras, Prática de Higiene das Mãos e Ulcera por Pressão). A Portaria nº. 2.095, de 24 de setembro de 2013, aprova os Protocolos Básicos de Segurança do Paciente (O Protocolo de Prevenção de Quedas; o Protocolo de Identificação do Paciente e o Protocolo de Segurança na Prescrição e de Uso e Administração de Medicamentos).

O Núcleo de Segurança do Paciente da Diretoria de Vigilância Sanitária coordenado pela Gerente da GETOF Lucélia Scaramussa Ribas Kryckyj e Janete Ferreira Pinheiro destacam a importância da cultura de segurança do paciente, da notificação dos eventos adversos relacionados à assistência a saúde (NOTIVISA 2.0) aliada a implantação de barreiras defensivas pelos serviços de saúde para prevenir os danos aos pacientes, bem como, a importância da implantação dos protocolos de segurança.

Participaram do evento mais de 300 profissionais de saúde, entre fiscais de vigilância sanitária, gestores e profissionais de saúde que compõem os Núcleos de Segurança do Paciente e as Comissões de Controle de Infecção Hospitalar dos diversos estabelecimentos de saúde de Santa Catarina.

 Parabéns a todos pela contribuição  

A Direção