O dia 5 de maio foi definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como dia mundial de higiene das mãos. Com pleno apoio da ANVISA, a OMS vem estimulando a melhoria das práticas de higiene das mãos, especialmente nas unidades cirúrgicas visando à prevenção das Infecções do Sítio Cirúrgico para a segurança do paciente.

A cada ano, centenas de milhões de pacientes em todo o mundo são afetados por infecções relacionadas à assistência à saúde, consideradas como um dos eventos adversos mais frequentes nos serviços de saúde.

A higiene das mãos é a principal ação para reduzir a transmissão de infecções e microrganismos resistentes, consistindo em uma das medidas essenciais de prevenção, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde.A preocupação com a prevenção da infecção deve ser reforçada nos serviços de saúde, sendo fundamental a prática da higiene das mãos em todos os processos de cuidados, tais como inserção de dispositivos invasivos, manipulação da ferida cirúrgica, entre outros.

Acesse os seguintes materiais educativos para a prática
da higiene das mãos em serviço de saúde:

Cartaz comemorativo – 5 de maio: Olhe suas Mãos
Folheto de bolso - Higiene das Mãos - Quando e Como fazer
Cartaz: Como fazer higiene das mãos com preparação alcoólica e com sabonete líquido e água
Cartaz: os 5 momentos para a higiene das mãos
Protocolo para a Prática de Higiene das Mãos em Serviços de Saúde
Guia para a Implementação da Estratégia Multimodal da OMS para a Melhoria da Higiene das Mãos
Manual de Referência Técnica para a Melhoria da Higiene das Mãos
Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde – Série Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde

Acesse também todos os materiais referentes à Higiene de mãos nos links:

Higienização das Mãos - Arquivos

Higienização correta das mãos é fundamental para garantir segurança do paciente