O Programa Nacional VIGIFLUOR consiste no conjunto de ações adotadas continuamente pelas autoridades de saúde pública do Estado de Santa Catarina para garantir à população o acesso à água contendo teores de íon fluoreto dentro da faixa de recomendação estabelecidas pela Portaria Estadual SES 421/2016 para prevenção da ocorrência de cárie e fluorose.

Objetivo - As ações vinculadas ao Programa VIGIFLUOR visam atuar como parte integrante das ações de prevenção da ocorrência de cárie e fluorose para a efetiva promoção da saúde, prevista no Sistema Único de Saúde (SUS).

Abrangência - As ações do VIGIFLUOR são desenvolvidas pelas Secretarias de Saúde Municipais, Estaduais coordenadas pela equipe da GESAM/DIVS, e pelo Ministério da Saúde por meio da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental.

Atuação - Para execução das ações inerentes ao Programa VIGIFLUOR, são obedecidas às diretrizes para a vigilância da qualidade da água para consumo humano estabelecida pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) e implementadas de forma complementar pelos Estados e executadas pelos municípios, respeitando os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como prioridades, objetivos, metas e indicadores dentro do Programa geral da qualidade da água, o VIGIAGUA.

Ações - Entre as diferentes ações desenvolvidas no Estado de Santa Catarina para implantação e fortalecimento do VIGIFLUOR são destaques:

• Monitoramento dos teores de flúor natural e/ou adicionado na água consumida pela população do Estado de Santa Catarina por meio da coleta, análise e gerenciamento dos dados e providências.
• Realização de inspeções em Sistemas de Abastecimento de Água e Soluções Alternativas Coletivas com objetivo de avaliar a correta observância da manutenção da faixa recomendada e os riscos à saúde dos consumidores, vinculados ao não cumprimento da legislação estadual.

Publicação mensal do Boletim Informativo VIGIFLUOR SC.
Preocupados com a transparência e melhor compreensão dos resultados obtidos das amostras coletadas pelas vigilâncias municipais e analisadas pela rede de laboratórios LACEN, o Programa VIGIFLUOR de Santa Catarina passou a publicar o Boletim Informativo VIGIFLUOR SC com o objetivo de promover a saúde bucal dos catarinenses e facilitar a visualização dos benefícios do flúor à comunidade consumidora, reforçando a necessidade das ações sinérgicas com as vigilâncias sanitárias, rede laboratorial e as equipes da atenção primária proporcionando condições de intervenção através de serviços de suporte. O Informativo possui o olhar voltado para a legislação estadual como prevenção e promoção da saúde e, sua publicação mensal apresenta o mapeamento por meio de painéis geográficos dos resultados de vigilância obtidos a partir das amostras coletadas na rede de distribuição dos sistemas de abastecimento de água, e demonstra o cumprimento legal pela transparência dos dados. Também busca promover maior integração, divulgação de ações e instigar os atores de diversos setores diretamente e indiretamente envolvidos (VISAS regionais e municipais, DIVE, Atenção Primária / Saúde Bucal, Rede Laboratorial LACEN, Universidades, Ministério Público, Conselhos de classe entre outros), para em conjunto, construir uma base forte de conhecimento, possibilitando as tomadas de decisões para o planejamento, promovendo a saúde e a qualidade de vida para toda a população por meio de ações preventivas e eficientes.

Confira as últimas edições abaixo:

► Primeiro Boletim Informativo VIGIFLUOR - N. 01/2021

► Segundo Boletim Informativo VIGIFLUOR - N. 02/2021

Terceiro Boletim Informativo VIGIFLUOR - N. 03/2021

► Quarto Boletim Informativo VIGIFLUOR - N. 04/2022


Equipe VIGIFLUOR /SC
Ana Cristina Pinheiro do Prado
Sônia de F. Santos Quadri
Sandro Ventura Penedo
Contato
Telefone: (48) 3251- 7923 / 7978 / 7886
E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

-->