Tem seu objeto de trabalho centrado na busca de identificação e eliminação dos riscos existentes nos ambientes de trabalho. Desta forma, pode atuar através da realização de pesquisa, busca e sistematização de informações em saúde, inspeção nos ambientes de trabalho, articulação da assistência à saúde para portadores de agravos e doenças relacionados ao trabalho e na promoção da educação em saúde relacionada às atividades dos trabalhadores. A atuação se dá através de eixos estruturantes, que são:

  • EIXO I – FISCALIZAÇÃO POR RAMO PRODUTIVO: As ações de vigilância em saúde do trabalhador são realizadas por ramo de atividades, para beneficiar o maior número de trabalhadores, bem como, encaminhar essas informações ao Ministério Público do Trabalho, a fim de auxiliar nas ações trabalhistas e nos Termos de Ajuste de Conduta.
  • EIXO II – EDUCAÇÃO PERMANENTE: A carência técnica na área de Saúde do Trabalhador (ST) é uma realidade nacional, o que torna necessário investimentos em programas de formação.
  • EIXO III – INFRA-ESTRUTURA: Aquisição e manutenção de produtos e serviços necessários para o desenvolvimento das ações, bem como a implementação do Sistema de Informação em Saúde do Trabalhador.
  • EIXO IV – INTER-SETORIALIDADE: Ações realizadas em parceria com diversos órgãos públicos, dentre eles:
  • IFBA: Projeto Radiações Ionizantes;
  • Sindicato dos Frentistas: Pesquisa nos postos de gasolina sobre a exposição dos trabalhadores aos Hidrocarbonetos Aromáticos (Benzeno, Xileno e Tolueno);
  • MPT, MTE, CREA, FUNDACENTRO: Fiscalizações em obras da Indústria da Construção Civil.
  • Conselho Estadual de Saúde: Participação na Comissão Intersetorial de saúde do Trabalhador representando o governo de SC, como também apoio às ações desenvolvidas por esta comissão.
  • Fórum Saúde e Segurança do Trabalhador e Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil do MPT- Participação como membro efetivo nas reuniões e nas decisões do Fórum.

Contatos:

Gerente: Maria da Graça Schraim dos Anjos

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

 Fone: (48) 3251-7905

Equipe:
Coordenadora:
Regina Dal Castel Pinheiro 

Amanda Coelho Sagaz (estag.)
Camila Nunes Durand
Djeimis Willian Kremer
Giovanna Philippi
Helenice Maria Pires
Jucélia Nazario machado
Leoni Brillinger Novello
Maria Eduarda Goularte Fhilipi (estag.)
Marli Teresinha Netto
Mauricio Silva
Nadja Fernanda De Andrade Franco

Fone: (48) 3251-7988

FAX: (48) 3251-7925