Tem seu objeto de trabalho centrado na busca de identificação e eliminação dos riscos existentes nos ambientes de trabalho. Desta forma, pode atuar através da realização de pesquisa, busca e sistematização de informações em saúde, inspeção nos ambientes de trabalho, articulação da assistência à saúde para portadores de agravos e doenças relacionados ao trabalho e na promoção da educação em saúde relacionada às atividades dos trabalhadores. A atuação se dá através de eixos estruturantes, que são:

 

  • EIXO I – FISCALIZAÇÃO POR RAMO PRODUTIVO: As ações de vigilância em saúde do trabalhador são realizadas por ramo de atividades, para beneficiar o maior número de trabalhadores, bem como, encaminhar essas informações ao Ministério Público do Trabalho, a fim de auxiliar nas ações trabalhistas e nos Termos de Ajuste de Conduta.
  • EIXO II – EDUCAÇÃO PERMANENTE: A carência técnica na área de Saúde do Trabalhador (ST) é uma realidade nacional, o que torna necessário investimentos em programas de formação.
  • EIXO III – INFRA-ESTRUTURA: Aquisição e manutenção de produtos e serviços necessários para o desenvolvimento das ações, bem como a implementação do Sistema de Informação em Saúde do Trabalhador.
  • EIXO IV – INTER-SETORIALIDADE: Ações realizadas em parceria com diversos órgãos públicos, dentre eles:
  • IFBA: Projeto Radiações Ionizantes;
  • Sindicato dos Frentistas: Pesquisa nos postos de gasolina sobre a exposição dos trabalhadores aos Hidrocarbonetos Aromáticos (Benzeno, Xileno e Tolueno);
  • MPT, MTE, CREA, FUNDACENTRO: Fiscalizações em obras da Indústria da Construção Civil.
  • Conselho Estadual de Saúde: Participação na Comissão Intersetorial de saúde do Trabalhador representando o governo de SC, como também apoio às ações desenvolvidas por esta comissão.
  • Fórum Saúde e Segurança do Trabalhador e Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil do MPT- Participação como membro efetivo nas reuniões e nas decisões do Fórum.

 

Contatos:

Gerente: Antônio de Sá Pereira

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fone: (48) 3251-7905


Coordenadora CEREST/SC: Regina Dal Castel Pinheiro

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Fone: (48) 3251-7988

Fones: (48) 3251-7905/3251-7974
FAX: (48) 3251-7925