ANVISA proíbe comercialização de produtos que contenham SARM

A Anvisa publicou uma medida restritiva para produtos que contenham o Modulador Seletivo de Receptores Androgênicos (em inglês: Selective Androgen Receptor Modulators - SARM).

Esses produtos são vendidos irregularmente como suplemento alimentar, contudo são categorizados como medicamentos. Os efeitos são desconhecidos no corpo humano a longo prazo e informa também que não há medicamento registrado na Agência que contenha esse ingrediente.

A Resolução (RE) 791/2021 proibiu a comercialização, a distribuição, a fabricação, a importação, a manipulação, a propaganda e o uso desses produtos, além de determinar sua apreensão e inutilização. O objetivo da medida é proteger a saúde da população, se aplicando a produtos industrializados e manipulados, importados e nacionais e a meios físicos e remotos.

Fonte: REALI Notícia nº 14/2021 – Medida proíbe comercialização de produtos que contenham SARM. Grupo Técnico da Rede de Alerta e Comunicação de Riscos de Alimentos – REALI, Coordenação de Inspeção e Fiscalização Sanitária de Alimentos, COALI/GIALI/GGFIS/ANVISA.

Florianópolis, 20 de abril de 2021.