Comunicação de Risco nº 034/2024 – VISA – Suspensão da propaganda do produto “Suplemento Alimentar de luteína, zeaxantina e vitamina D em cápsulas”, marca Lirius Vision/Lirius Suplementos, fabricado pela empresa Lirius Suplementos LTDA

A ANVISA informou a publicação da RESOLUÇÃO-RE Nº 960, DE 8 DE MARÇO DE 2024, D.O.U. de 11/03/2024, a qual suspende a propaganda do produto “Suplemento Alimentar de luteína, zeaxantina e vitamina D em cápsulas”, marca Lirius Vision/Lirius Suplementos, fabricado pela empresa Lirius Suplementos LTDA, CNPJ nº 41.971.738/0001-83.

A medida foi motivada considerando a realização de indicações terapêuticas, alegações funcionais e de saúde não aprovadas e enganosas em propagandas do produto no site https://liriussuplementos.com.br, tais como nos exemplos a seguir:
"suporte à saúde da retina", "saúde da mácula, preservando a função visual e prevenindo a degeneração macular relacionada à idade", "melhora do contraste e da acuidade visual, auxiliando na clareza e nitidez da visão". Os sites e alegações mencionadas são meros exemplos, logo, as medidas preventivas aqui dispostas se aplicam a todos produtos similares e ambientes de divulgação sob responsabilidade das empresas responsáveis.

FONTE: Comunicação de Risco nº 034/2024 – VISA – Suspensão da propaganda do produto “Suplemento Alimentar de luteína, zeaxantina e vitamina D em cápsulas”, marca Lirius Vision/Lirius Suplementos, fabricado pela empresa Lirius Suplementos
LTDA. Grupo Técnico da Rede de Alerta e Comunicação de Riscos de Alimentos – REALI/Coordenação de Inspeção e Fiscalização Sanitária de Alimentos - ANVISA.

Florianópolis, 11 de março de 2024