Comunicação de Risco nº 113/2023 – VISA – Suspensão da propaganda do produto Suplemento Alimentar em cápsulas à base de Psyllium, Chia e Linhaça da marca Xo Xuca, SITE DE RESPONSABILIDADE da empresa Xo Xuca Suplementos Naturais LTDA.

A ANVISA informou a publicação da RESOLUÇÃO-RE Nº 4.028, DE 23 DE OUTUBRO DE 2023, D.O.U. de 24/10/2023, a qual suspende a propaganda do produto Suplemento Alimentar em cápsulas à base de Psyllium, Chia e Linhaça da marca Xo Xuca, site de responsabilidade da empresa Xo Xuca Suplementos Naturais LTDA, CNPJ nº 40.012.868/0001-26.

A medida foi motivada considerando: as propagandas enganosas relacionadas à substituição da “chuca” (gíria para o termo enema que é uma técnica de limpeza da região anal); e as alegações terapêuticas para doenças graves nas propagandas do produto em questão no site https://www.xoxuca.com/ e todos ambientes de divulgação sob responsabilidade de Xo Xuca Suplementos Naturais LTDA - 40.012.868/0001-26, tais como: “auxilia no controle glicêmico e colesterol; ajuda a reduzir os níveis de colesterol, e glicêmico; diminuir o risco de doenças cardíacas; aumentam a resistência às infecções”, entre outras.

Tais determinações se aplicam a todos sites, bem como a todos ambientes de divulgação (mídias sociais, provedor de conteúdos, lojas digitais em plataformas eletrônicas de venda, etc.) sob responsabilidade da empresa em epígrafe.

FONTE: Comunicação de Risco nº 113/2023 – VISA – Suspensão da propaganda do produto Suplemento Alimentar em cápsulas à base de Psyllium, Chia e Linhaça da marca Xo Xuca, SITE DE RESPONSABILIDADE da empresa Xo Xuca Suplementos Naturais LTDA. Grupo Técnico da Rede de Alerta e Comunicação de Riscos de Alimentos – REALI/Coordenação de Inspeção e Fiscalização Sanitária de Alimentos - ANVISA.

Florianópolis, 24 de outubro de 2023.