Comunicação de Risco: Proibição de lotes de produtos da empresa Ferrero do Brasil Indústria Doceira e Alimentar LTDA

A ANVISA informou a publicação da RESOLUÇÃO RE Nº 1.233, DE 14 DE ABRIL DE 2022, D.O.U. de 14/04/2022, a qual proíbe a comercialização, distribuição, importação e uso, dos lotes dos produtos listados abaixo, fabricados pela empresa Ferrero do Brasil Indústria Doceira e Alimentar LTDA, CNPJ nº 43.816.719/0001-08.

KINDER HAPPY MOMENTS 162 G (TODOS FABRICADOS POR FERRERO ARDENNES SA BELGICA);

KINDER MINI EGGS MIX 250 G (TODOS FABRICADOS POR FERRERO ARDENNES SA BELGICA);

KINDER MINI EGGS HAZELNUT 100 G (TODOS FABRICADOS POR FERRERO ARDENNES SA BELGICA);

KINDER MIX ADVENT CALENDAR 127 G (TODOS FABRICADOS POR FERRERO ARDENNES SA BELGICA);

KINDER MIX PELUCHE 133 G (TODOS FABRICADOS POR FERRERO ARDENNES SA BELGICA);

KINDER SCHOKOBONS 300 G (TODOS FABRICADOS POR FERRERO ARDENNES SA BELGICA);

KINDER SCHOKOBONS 125 G (TODOS FABRICADO POR FERRERO ARDENNES SA BELGICA);

KINDER SCHOKOBONS BRANCO 200 G (L343R03);

KINDER SCHOKOBONS WHITE 200 G (TODOS FABRICADOS POR FERRERO ARDENNES SA BELGICA);

KINDER SURPRISE 4 X 20 G TOTAL 80 G (TODOS FABRICADO POR FERRERO ARDENNES SA BELGICA);

KINDER SURPRISE 3 X 20 G TOTAL 60 G (TODOS FABRICADO POR FERRERO ARDENNES SA BELGICA);

KINDER SURPRISE 1 X 20 G (TODOS FABRICADO POR FERRERO ARDENNES SA BELGICA);

KINDER SURPRISE MAXI 100 G (TODOS FABRICADO POR FERRERO ARDENNES SA BELGICA);

A medida foi motivada considerando o alerta internacional de recolhimento dos produtos Kinder fabricados por Ferrero Ardennes S.A, de Arlon, Bélgica (https://www.foodsafetynews.com/2022/04/timeline-issues-raised-in-multi-country-salmonellaoutbreak-traced-to-ferreros-kinder-chocolate/); e o registro de importação do lote L343R03 (val. 22/07/2022) do produto chocolate Kinder Schocobons 200g (local de procedência: Bélgica).

Apesar da empresa Ferrero do Brasil informar à Anvisa que os produtos distribuídos no Brasil não são alvos do recolhimento internacional, a medida adotada visa coibir a importação, comercialização e uso de produtos que podem representar risco à saúde do consumidor, quer seja por pessoa física ou empresas terceiras. Essa ação foi necessária, a partir da identificação de registro de importação de chocolate com a marca Kinder por outras empresas, além da Ferrero do Brasil.

Ressalta-se que até o momento, não identificamos registro de importação de chocolate da marca Kinder com origem (local de fabricação) na Bélgica, local da fábrica onde foi constatada a contaminação.

Ação das Vigilâncias Sanitárias

Solicitamos atenção quando das ações de fiscalização para o local de fabricação indicado no rótulo do produto. Caso encontrem produtos Kinder no mercado brasileiro, que tenham sido fabricados por “Ferrero Ardennes S.A - Rue Pietro Ferrero, 5 Arlon 6700 Belgium”, orientamos fazer a interdição cautelar do produto para investigação sobre possível associação do lote com o surto de Salmonelose em investigação no âmbito internacional.

FONTE: REALI - Comunicação de Risco nº 15/2022 – VISA – Proibição de lotes de produtos da empresa Ferrero do Brasil Indústria Doceira e Alimentar LTDA. Grupo Técnico da Rede de Alerta e Comunicação de Riscos de Alimentos – REALI. Coordenação de Inspeção e Fiscalização Sanitária de Alimentos. ANVISA.

Florianópolis, 18 de abril de 2022