Curso de atualização do VIGIAGUA e inspeção sanitária nas estações de tratamento de água

Dada a competência do setor saúde no que se refere à normatização e à fiscalização da água para consumo humano, a Gerência de Saúde Ambiental (GESAM), junto as regionais de saúde da Associação dos Municípios da Região Carbonífera, Criciúma/SC (AMREC) e Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense, Araranguá/SC (AMESC), promoveram a “Capacitação em inspeção em formas de abastecimento de água e VIGIAGUA” aos fiscais das vigilâncias municipais dessas regiões, ministrada pelos servidores Fernando da Silva dos Santos, Biólogo, chefe da Divisão da Qualidade da Água e Coordenador Estadual do VIGIAGUA, acompanhado de Francisco Portela, Geógrafo.

A capacitação ocorreu em duas etapas, entre os dias 31 de maio a 1 de junho, com aulas teóricas no auditório da AMREC e posteriormente, inspeção na Estação de Tratamento de Água/SAMAE do município de Cocal do Sul/SC, onde os participantes tiveram a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos.

Na segunda etapa, os participantes realizaram vistorias nas estações dos seus municípios, sendo confeccionados os relatórios de inspeção. No dia 03 de agosto, ocorreu um terceiro encontro no auditório da AMESC, onde cada equipe apresentou relatos das inspeções realizadas, proporcionando uma rica troca de experiências. Finalizando a capacitação, no dia 04 de agosto os fiscais realizaram uma inspeção na Estação de Tratamento de Água/SAMAE (Lago Belinzoni) no município de Araranguá/SC.

Desta forma, os conhecimentos adquiridos possibilitaram que os fiscais realizassem inspeções contemplando desde a etapa de captação até a reservação final, verificando o sistema de abastecimento de água dos municípios envolvidos, bem como, o atendimento às legislações e normas pertinentes, federais e estaduais.