Diretoria de Vigilância Sanitária, por meio da Gerência de Saúde Ambiental, realiza capacitação em Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (GRSS) para agentes públicos do município de Luiz Alves

A Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado de Santa Catarina (DIVS), por meio da Gerência de Saúde Ambiental (GESAM), realizou no dia 19/08/2025 uma capacitação no município de Luiz Alves, com foco no Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (GRSS). O encontro capacitou 46 agentes públicos atuantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Vigilância Sanitária local, promovendo o fortalecimento das ações de gestão de resíduos em serviços de saúde.

Na parte superior, auditório com várias pessoas sentadas em cadeiras de madeira assistindo a uma palestra, com uma apresentação projetada na parede. Na parte inferior, quatro mulheres em pé, sorrindo para a câmera, lado a lado em ambiente interno claro.

A capacitação teve como principais temas abordados a segregação dos resíduos de saúde, legislações aplicáveis, acondicionamento adequado, elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) no sistema PHAROS e o uso do SIERBP para monitoramento e autoinspeções, dentre outros.

O treinamento de gerenciamento de resíduos de saúde reforça a percepção de risco dos profissionais, bem como a sua atuação no ambiente de trabalho, trazendo benefícios para si, para a instituição, sociedade e ao meio ambiente.

A DIVS/SES-SC, por meio da GESAM, agradece a presença de todos os participantes e agentes públicos de Luiz Alves, que contribuíram ativamente para a troca de experiências e o fortalecimento das práticas de vigilância em saúde no município.