Diretoria de Vigilância Sanitária recebe visita técnica do Vigidesastres Nacional

A Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado de Santa Catarina, por meio da Gerência em Saúde Ambiental, recebeu nos dias 13 e 14 de agosto a equipe do Programa Nacional de Vigilância em Saúde dos Riscos Associados aos Desastres (Vigidesastres Nacional), do Ministério da Saúde, para discutir ações e estratégias de enfrentamento a emergências em saúde pública. O encontro ocorreu em Florianópolis e contou com a participação de representantes estaduais, federais e de municípios como Blumenau, Capivari de Baixo, Ponte Alta do Norte e Seara.

Montagem com três fotos de reuniões institucionais. Na parte superior, um grupo de 17 pessoas posa para foto em sala de reuniões com bandeiras do Brasil e de Santa Catarina ao fundo. No canto inferior esquerdo, outro grupo de pessoas reúne-se em frente a um painel com logotipos institucionais. No canto inferior direito, algumas pessoas participam de uma conversa em uma sala de trabalho com mesas e monitores.

O Vigidesastres Nacional selecionou Santa Catarina como um dos cinco estados para receber visita técnica e apresentar suas estratégias de preparação, vigilância e resposta a desastres no âmbito da saúde pública. A ação teve como objetivo conhecer de perto boas práticas, desafios enfrentados e experiências bem-sucedidas, além de fortalecer a articulação entre os entes federativos e contribuir para a construção de diretrizes nacionais mais eficazes.

Durante o evento, a equipe estadual detalhou o funcionamento do programa, que já registrou, em 2025, mais de 1.200 ameaças naturais com risco de desastre (COBRADE), como estiagens, chuvas intensas, alagamentos, vendavais, entre outros. A programação também incluiu visitas à Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis e ao Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD).

A visita reforça o papel do Programa Estadual no desenvolvimento e na implementação de ações de vigilância em saúde voltadas para a gestão de riscos associados a emergências em saúde pública decorrentes de desastres, evidenciando a importância da integração entre os diferentes níveis de governo para mitigar os impactos desses eventos adversos à saúde da população.

Para mais informações:
Gerência em Saúde Ambiental
(48) 3251-7966
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.