DIVS encerra ciclo estadual de Oficinas Macrorregionais de Pactuação em Vigilância Sanitária

Card institucional da Oficina Macrorregional de Pactuação das Ações em Vigilância Sanitária, com imagens de auditório cheio durante apresentações e palestrante no palco. Destaque para a Macrorregional Grande Florianópolis e identificação da região em mapa estilizado.A Diretoria de Vigilância Sanitária de Santa Catarina (DIVS) realizou, no dia 11 de dezembro de 2025, a Oficina de Pactuação em Vigilância Sanitária da Macrorregião da Grande Florianópolis, reunindo a equipe da Unidade Descentralizada de Vigilância Sanitária (UDVISA) de Florianópolis e seus municípios de abrangência. A Atividade marcou o encerramento do ciclo estadual de oito Oficinas Macrorregionais, promovidas no ano de 2025 em todas as macrorregiões do Estado.

As oficinas tiveram como objetivo informar, qualificar e alinhar o processo de pactuação das ações de Vigilância Sanitária, em conformidade comas diretrizes da Constituição Federal, da Lei Orgânica da Saúde, da Deliberação CIB nº 032/2024 e da Resolução Normativa nº 01/2025/SES/DIVS, que redefiniu a classificação de risco sanitário em Santa Catarina.

O encontro contou com a participação do Ministério Público de Santa Catarina, gestores Estadual e Municipais, promovendo debates qualificados e troca de experiências entre os participantes, contribuindo para o fortalecimento do entendimento coletivo sobre os desafios, avanços e responsabilidades compartilhadas entre Estado, regionais e municípios. A equipe técnica da DIV conduziu as discussões e apresentou o novo sistema informatizado de pactuação.

Durante as discussões, também foi abordado o uso do PVVISA, com destaque para o repasse de recursos aos municípios, conforme disposto na Deliberação CIBnº 716. Reforçou-se que caberá aos municípios organizar a estrutura necessária para realização das oficinas de capacitação em Vigilância Sanitária, enquanto a DIV será responsável pela programação técnico-científica, assegurando qualidade, padronização e alinhamento às diretrizes estaduais.

Com o encerramento do ciclo das oficinas macrorregionais, a DIVS consolida importantes avanços para a Vigilância Sanitária catarinense, como o fortalecimento da pactuação, a harmonização de entendimentos técnicos e a continuidade do apoio às Gerências Regionais e aos Municípios em 2026.

As apresentações utilizadas ao longo das oficinas estão sendo disponibilizadas abaixo para acesso dos participantes, como forma de apoiar a continuidade do processo de capacitação e subsidiar o planejamento das ações locais.