Gerência de Saúde Ambiental promove capacitação sobre ações integradas frente à estiagem em Santa Catarina

A Diretoria de Vigilância Sanitária de Santa Catarina (DIVS/SES) por meio da Gerência de Saúde Ambiental, realizou nos dias 03 e 04 de dezembro de 2025, a capacitação “Ações Integradas de Vigilância Sanitária frente à Estiagem – VIGIAGUA e VIGIDESASTRES”, no Centro Integrado de Operação e Manutenção(CIOM), em Florianópolis/SC. O evento teve como objetivo fortalecer as ações das Vigilâncias Sanitárias Municipais (VISAs) e das Unidades Descentralizadas de Vigilância Sanitária (UDVISAs) no cenário da estiagem.

Participaram representantes das VISAs e UDVISAs das Regionais de Saúde de Saúde de Araranguá, Blumenau, Criciúma, Grande Florianópolis, Itajaí, Lages, Rio do Sul e Tubarão, ampliando a integração e a troca de experiências entre os territórios.

A capacitação abordou os principais desafios enfrentados durante períodos de estiagem, com destaque para o monitoramento da qualidade da água para consumo humano e a garantia do acesso seguro a esse recurso, uma das atribuições essenciais da Vigilância Sanitária em situações de escassez hídrica. Para isso, o evento contou com a colaboração do Programa Estadual de Vigilância da Qualidade da Água (VIGIAGUA) e do Programa Estadual de Vigilância dos Riscos Associados aos Desastres (VIGIDESASTRES), que apresentaram estratégias de vigilância, preparação e resposta aplicadas à VISA.

Ao longo dos dois dias, os participantes acompanharam palestras sobre os impactos da estiagem em Santa Catarina, os procedimentos de inspeção de veículos transportadores de água potável (carros-pipa), as ações de vigilância da qualidade da água em cenários críticos, bem como as orientações de preparação e respostada VISA em eventos de estiagem. A programação também incluiu uma atividade prática de inspeção de veículo transportador de água, permitindo aos profissionais vivenciar situações de fiscalização.

A iniciativa reforça o compromisso da Vigilância Sanitária catarinense em atuar de forma integrada e preventiva, fortalecendo a capacidade de resposta dos municípios e do estado diante dos efeitos da estiagem e garantindo a proteção da saúde da população.

Grupo de participantes reunido em um auditório, posando para foto durante atividade ou capacitação. Ao fundo, há uma tela de projeção com apresentação institucional da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, e à frente aparecem as cadeiras do auditório.