GESAM - VIGIAGUA/SC PREMIADO NA 17 ª EXPOEPI - BRASÍLIA/DF

cabvisa23 mod teorico II

A 17ª edição da Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas da Vigilância Epidemiológica, Prevenção e Controle de Doenças - ExpoEpi, do Ministério da Saúde foi realizada nos dias 07 a 10 de novembro em Brasília/DF, alcançando um marco histórico de 1,8 mil trabalhos submetidos.

Entre quase dois mil trabalhos submetidos à mostra científica, o trabalho do VIGIAGUA/SC da Gerência em Saúde Ambiental (GESAM/VIGIAGUA) foi selecionado para apresentação oral, o que rendeu a premiação do terceiro lugar.

O trabalho foi intitulado “Construção de Roteiro de Inspeção Sanitário fazendo uso de uma Matriz de Risco a partir da análise dos pontos críticos de controle de qualidade de sistemas de abastecimento de água (SAA) para consumo humano no Estado de Santa Catarina”, e foi apresentado por Sra. Msc. Michele Marcon Telles, Gerente da Gerência de Saúde Ambiental da Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVS/SC), representando a equipe do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA) no Estado de Santa Catarina.

O objetivo do trabalho foi o monitoramento com foco no risco à saúde dos consumidores, elaborado a partir de uma metodologia composta por quatro etapas que contemplaram desde a elucidação dos pontos críticos de controle observados nas etapas do Sistema de Abastecimento de Água (SAA), o uso de uma matriz de risco para a avaliação e o cálculo do impacto à saúde da população consumidora. O roteiro obtido associa os dados do Sistema de Informações de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA) às constatações realizadas presencialmente no SAA, e tem servido de base para o desenvolvimento de um sistema digital de inspeção. A ação ainda permite disponibilizar uma ferramenta nova às Autoridades de Saúde, e também capacita para o uso do roteiro de inspeção na fiscalização de forma pedagógica. Cabe destacar que a experiência exitosa foi realizada contando com equipe local e recursos próprios da DIVS, demonstrando a possibilidade de inovação e capacitação em meio à pandemia do COVID-19.