INTOXICAÇÃO POR POMADAS IRREGULARES

Arte de alerta sanitário com o título Atenção: intoxicação por pomadas irregulares. À esquerda, texto informativo lista efeitos adversos como ardência ocular, irritação e náuseas, acompanhados de ícones ilustrativos. Há a orientação para verificar se o produto está autorizado pela Anvisa antes da compra ou uso. Ao centro, um pote de pomada capilar aberto. À direita, parte da cabeça de uma pessoa com tranças decoradas com penas coloridas. Na parte inferior, logotipos da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, SUV, Governo de Santa Catarina e SUS.Com a aproximação do Carnaval, período em que aumenta o uso de pomadas e pastas modeladoras para trançar e modelar cabelos, a Vigilância Sanitária reforça o alerta à população sobre os riscos associados ao uso de produtos capilares irregulares.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA - identificou recentemente o aumento de casos de intoxicação relacionados aos desses produtos, o que motivou a intensificação das ações de monitoramento e a publicação de alertas de cosmetovigilância. Entre os efeitos adversos associados ao uso de pomadas irregulares estão ardência ocular, irritação, náuseas e outros sintomas de intoxicação.

Como medida de prevenção, a ANVISA atualizou a lista de pomadas pastas modeladoras regularizadas, disponível em seu site oficial. A orientação é que consumidores e profissionais, especialmente trancistas cabeleireiros, verifiquem se o produto está autorizado antes da compra e utilização, assim como as Vigilâncias Sanitárias Municipais devem estar atentas à identificação de produtos não autorizados.

A lista de produtos regularizados pode ser consultada em:

https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/cosmeticos/pomadas/pomadas-autorizadas

A Vigilância Sanitária Estadual reforça que a escolha de produtos regularizados é fundamental para a proteção da saúde.