A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado de Santa Catarina/Gerência em Saúde Ambiental (DIVS/GESAM) publicou a Nota Técnica Nº 01/2025/DIVS/SES, a qual em Santa Catarina.
Este documento foi elaborado a partir da capacitação sobre as ações da vigilância sanitária em situações de estiagem, realizada pelos Programas Vigidesastres/SC e Vigiagua/SC no dia 13 de maio de 2025 com representantes das VISAs e das UDVISAs.
A Nota Técnica destaca que “apesar do Estado de Santa Catarina apresentar o clima subtropical úmido, com maior regularidade pluviométrica que outras regiões, também é suscetível a períodos de estiagem que podem gerar desastres socioambientais”. Dessa forma, o objetivo do documento é orientar as autoridades sanitárias municipais sobre as medidas a serem adotadas para minimizar os impactos nos serviços de saúde em situações de estiagem, com ênfase nas ações de vigilância da qualidade da água para consumo humano e de vigilância em saúde dos riscos associados aos desastres.
MAIS INFORMAÇÕES: