Outubro Rosa: Vigilância Sanitária de Santa Catarina reforça prevenção do câncer de mama

 Durante o mês de outubro, quando a campanha Outubro Rosa mobiliza instituições ea sociedade para a conscientização sobre o câncer de mama, a Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (DIVS/SES) destaca sua atuação estratégica na segurança e qualidade dos serviços de saúde.

Embora não atue diretamente no atendimento médico, a Vigilância Sanitária desempenha um papel essencial para a estrutura e equipamentos utilizados. Entre suas principais ações estão a fiscalização e o monitoramento de serviços de imagem, como clínicas e hospitais que realizam mamografias, garantindo que os equipamentos estejam devidamente calibrados e operados por profissionais qualificados.

Outro ponto importante é a educação e orientação técnica oferecida aos profissionais municipais e aos estabelecimentos regulados, por meio de capacitações e atualizações que norteiam o cumprimento da legislação sanitária.

A Vigilância Sanitária reforça ainda a importância de que os municípios mantenham atualizados os cadastros dos serviços de saúde e realizem ações contínuas de monitoramento, educação e fiscalização. Essas medidas fazem parte de um esforço integrado para promover o cuidado com a saúde da mulher em todas as regiões de Santa Catarina.

Neste Outubro Rosa, a DIVS/SES reafirma seu compromisso com a vida e a saúde das catarinenses, atuando de forma silenciosa mas decisiva para garantir ambientes, serviços e produtos mais seguros para todas as mulheres.

Servidores e servidoras da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina reunidos em frente ao prédio da instituição, vestindo diferentes tons de rosa em apoio à campanha Outubro Rosa. O grupo posa sorridente nas escadas e na calçada, com bandeiras hasteadas e edifícios ao fundo.

Florianópolis, 15 de outubro de 2025.