Vigilância Sanitária de Itajaí disponibiliza plataforma on-line com dados sobre a qualidade da água

A Diretoria de Vigilância Sanitária de Itajaí disponibiliza uma nova plataforma on-line com dados sobre a qualidade da água no município. O site, criado pela Secretaria Municipal de Tecnologia (SETEC), fica disponível no Portal GeoItajaí (https://arcgis.itajai.sc.gov.br/portal/apps/dashboards/540542c1a79246e9a99f218adb1fe58a) e permite aos usuários ver o histórico da qualidade da água do Município de Itajaí.

A nova ferramenta dá visibilidade ao trabalho realizado pela Vigilância Sanitária em relação ao monitoramento da qualidade da água. O órgão municipal realiza cerca de 40 coletas mensais, que são encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen-SC) para análise.

No Portal GeoItajaí, o cidadão consegue acessar o Mapa da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, com o objetivo de informar a população sobre os pontos de água potável no município. Na plataforma, é possível verificar os resultados das análises monitoradas regularmente e outros detalhes como endereço, data da coleta e parâmetros alterados.

logos footer

Os pontos são avaliados em Satisfatório, representado pela cor verde, Tolerável com a cor amarela, e Insatisfatório na cor vermelha. Também é possível filtrar as buscas na ferramenta por bairro e pesquisar os pontos em datas específicas. Os locais são analisados com base nos parâmetros físico-químicos e microbiológicos, que devem seguir os limites determinados pela legislação vigente.

“Essa ferramenta foi desenvolvida para darmos visibilidade ao trabalho realizado pela Vigilância Sanitária em relação à qualidade da água. Poucas pessoas sabem que o Sistema Único de Saúde (SUS) conta com esse serviço, que é fundamental para garantir a segurança hídrica da população”, enfatiza a diretora da Vigilância Sanitária, Christiane Lazzaris.

A ferramenta está disponível no portal GeoItajaí, no módulo “Qualidade da água”. Os resultados são pontuais e dinâmicos, podendo haver mudanças ao longo da semana e do mês. Em caso de resultados Insatisfatórios, a Diretoria de Vigilância Sanitária solicita aos prestadores de serviços esclarecimentos e providências necessárias para a correção.