Laboratórios

 

A Diretoria de Vigilância Sanitária é responsável pela inspeção, monitoramento, orientação e emissão de documentos relativos ao controle sanitário dos estabelecimentos de saúde:

  • Laboratório de Análises Clínicas

    Serviço destinado à análise de amostras de paciente, com a finalidade de oferecer apoio ao diagnóstico e terapêutico, compreendendo as fases pré-analítica, analítica e pós-analítica.

  • Posto de Coleta de Laboratorial

    Serviço vinculado a um laboratório clínico, que realiza atividade laboratorial, mas não executa a fase analítica dos processos operacionais, exceto os exames presenciais, cuja realização ocorre no ato da coleta.

  • Laboratório de Anatomia Patológica

    Serviço destinado à análise de amostras de paciente, com a finalidade de oferecer apoio ao diagnóstico e terapêutico baseado no exame macroscópico de peças cirúrgicas e microscópicos para o exame de células e tecidos.

  • Laboratório de Citologia

    Serviço destinado à análise de amostras de paciente, com a finalidade de oferecer apoio ao diagnóstico e terapêutico, tem como objetivo realizar a avaliação das células de determinada região do corpo ou fluido, sendo capaz de identificar a presença de sinais de inflamação, infecção, sangramentos ou de câncer por meio da observação da amostra no microscópio.

  • Laboratório de Biologia Molecular

    Tem como objetivo principal envolvendo a área de genética molecular.

Com o objetivo de facilitar o acesso e a compreensão do estoque regulatório na área, disponibilizamos no link abaixo a Biblioteca de Serviços de Saúde, documento que reúne as normas federais vigentes sobre o tema.

Não se esqueça de consultar também os regramentos estadual e municipal.