PEMQSA Verão - Programa Estadual de Monitoramento da Qualidade Sanitária de Alimentos

O PEMQSA Verão é um Programa de Monitoramento da Diretoria de Vigilância Sanitária de Santa Catarina em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/SC) que visa monitorar e verificar a qualidade dos principais alimentos consumidos no verão em Santa Catarina, por meio de análises laboratoriais, bem como definir ações de fiscalização sanitária. Os produtos monitorados no PEMQSA Verão são preferencialmente alimentos regionais ou de produção local.

Nesse programa são analisados diversos parâmetros: microbiológicos, microscópicos, físico-químicos e rotulagem.

A Divisão de Alimentos coordena o programa no âmbito estadual sendo que a Vigilância Sanitária dos municípios e regionais realizam as coletas no comércio local. As amostras coletadas são analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN/SC) ou em outro da rede oficial de laboratórios credenciados pela ANVISA.

Objetivos:

• Avaliar e monitorar o perfil dos principais alimentos consumidos no verão produzidos e comercializados no Estado;
  • Monitorar a qualidade sanitária e os dizeres de rotulagem dos alimentos;
  • Estabelecer um histórico de qualidade dos alimentos consumidos no verão dispostos no comércio de Santa Catarina;
  • Identificar os setores que necessitam de intervenção em seus processos de fabricação no caso de detecção de irregularidades em seus produtos dispostos no comércio de Santa Catarina.

Setor Responsável: